segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

       A biblioteca escolar adquiriu 6 e-readers para uso em salas de aula e na biblioteca. Um e-reader é um dispositivo digital que serve para ler, possibilitando o armazenamento de milhares de livros num pequeno aparelho. Neste momento os nossos e-readers têm instalados os seguintes livros:

                                                            A Linha do Horizonte – Sara Monteiro



        
   O que é a linha do horizonte? Que perigos e monstros esconderá? É o que Lourenço, Júlia e Maria vão tentar descobrir com a ajuda de Alegrão, um dragão amigo. Navegando sempre na direção da linha, encontram uma ilha. E na ilha há um urso. E o urso quer comê-los. E não podem voltar, porque o dragão adoeceu muitíssimo e já não se pode fazer ao mar. Para descansar não encontram sequer um abrigo, têm de dormir em cima do arco-íris. Que irá acontecer-lhes? Serão comidos pelo urso? Ficarão presos na ilha para sempre? Ou haverá alguma maneira de escapar?





                                                                           A Garrafa Mágica – Sara Rodi

       Quando Abel descobre, junto ao pontão, uma garrafa com um pedido de socorro, estava longe (muito longe!) de imaginar as voltas que a sua vida daria. Na companhia da sua avó e de dois gansos-patolas muito especiais, Abel parte de barco em busca das coordenadas indicadas na mensagem. Coordenadas que o levam a conhecer inúmeras espécies marinhas ameaçadas pela sobrepesca e pela pesca acidental, pela destruição dos seus habitats e pela poluição causada pelo Homem. 


A garrafa mágica que Abel encontrara continha, na verdade, um pedido de ajuda dos mares e oceanos. Um pedido urgente, a que ninguém pode ficar indiferente... 




                            
                         A Arca do Avô Noé -António Mota

   Quando o Francisco fez nove anos, o seu avô Noé ofereceu-lhe uma arca e a única chave que a abria, para que ele guardasse nela os seus sonhos e tesouros. 

   O que o Francisco estava longe de imaginar era que, dentro da arca, já vinham os sonhos e tesouros do avô Noé…






                                                                                                               

                                           A chuva pasmada – Mia couto


De repente, numa aldeia africana, a chuva não cai, fica suspensa, «pasmada», diz um rapazinho da aldeia. O rio também está a secar. Será culpa de uma fábrica instalada perto dali? Será magia? Que papel têm aqui os velhos mitos e lendas? Os mandadores das nuvens conseguirão resolver o problema? 



                                                                                                         





                                                        Ombela – Ondjaki

   Esta é a história da deusa Ombela («chuva» em umbundo), a que aprendeu a fazer chover usando as suas lágrimas.






A Bruxa Cartuxa na Ilha do Tesouro – Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

Desta vez a bruxa Cartuxa e os seus amigos vão para uma ilha perdida nos mares do fim do mundo à procura de um tesouro escondido. 


    Não sabem ao certo de que se trata, mas pensam que deve estar numa arca, fácil de encontrar se utilizarem artes mágicas. Puro engano! Porque a ilha é esconderijo de piratas inteligentes, manhosos, que conhecem bem a terra, as grutas, as passagens secretas.



                         Vamos Comprar um Poeta – Afonso Cruz

 Numa sociedade imaginada, o materialismo controla todos os aspetos das vidas dos seus habitantes. Todas as pessoas têm números em vez de nomes, todos os alimentos são medidos com total exatidão e até os afetos são contabilizados ao grama. E, nesta sociedade, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. 
A protagonista desta história escolheu ter um poeta e um poeta não sai caro nem suja muito – como acontece com os pintores ou os escultores – mas pode transformar muita coisa. A vida desta menina nunca mais será igual…


                                    Julius Zebra – Gary Northfield

                        Com que então, acham que sabem muito sobre Zebras, hein? São bonitas, comem muita erva e… eh… fartam-se de ser comidas por leões.
Mas uma rixa com um gladiador rabugento pode mudar uma zebra… Por isso, toca a torcer pelo Julius, o nosso herói às riscas, enquanto ele tenta sobreviver no anfiteatro mais mortífero da História: o Coliseu! Só não lhe chamem cavalo!



  
   As Aventuras do Menino Nicolau – Goscinny & Sempé
      
O Joaquim teve um... O Nicolau comprou uma... Um dia, o irmão do Eudes...
O que terá acontecido, desta vez, ao Menino Nicolau e aos seus amigos, para, uma vez mais, andarem à pancada, serem castigados, divertirem-se à brava e terem aventuras incríveis?
Este é mais um livro do Menino Nicolau, cheio de aventuras engraçadas passadas em casa, na escola e, até, na rua.




Lobita e o Ladrão de Salsichas – Gill Lewis

Uma equipa de cachorrinhos destemidos estão a aprender a ser cães de trabalho.
O que a Lobita mais quer é ser cão-polícia como a mãe e o pai. E quando o ladrão de salsichas ataca, a sua missão é apanhar o criminoso!



Contos de Andersen – Hans Christian Andersen

  Hans Christian Andersen (1805-1875) é um escritor nascido na atual Dinamarca e considerado universalmente o pai da literatura infanto-juvenil. Autor de 156 contos para crianças, Hans Christian Andersen marcou com as suas histórias o imaginário de gerações sucessivas de pequenos leitores . «O patinho feio»,  « A pequena sereia»,  « Os  sapatos vermelhos», «A polegarzinha», ou «A menina dos fósforos»  e muitos outros contos são marcos da literatura infantil.



                     Contos de Grimm – Hans e Wilhelm Grimm

Seja por meio de livros ilustrados, desenhos animados ou até de filmes, toda a gente conhece a Branca de Neve, a Bela Adormecida, a Capuchinho Vermelho e A Gata Borralheira (hoje mais famosa como Cinderela), só para citar algumas das muitas histórias dos irmãos Grimm.





         

Contos populares portugueses - Adolfo Coelho

“Contos Populares Portugueses" são contos de todos os tempos e de todas as idades. Uma obra que nos devolve o imaginário e o maravilhoso da nossa cultura popular, e de que faz parte, entre outras, História da Carochinha, A Formiga e a Neve, O Coelhinho Branco, A Raposa e o Lobo, O Compadre Lobo e a Comadre Raposa e Os Dois Irmãos.



Fábulas de Esopo – Esopo

 Esopo foi um contador de histórias grego, nascido na Trácia (região da Ásia Menor), no século VI a.C.. Considerado o maior representante do estilo literário "Fábulas", possuía o dom da palavra e a habilidade de contar histórias curtas retratando animais e a natureza. É característica marcante de seus contos a capacidade dos animais falarem e agirem com características semelhantes à dos humanos, além da conclusão sempre dotada de um sentido e de um ensinamento moral.



Fábulas de La Fontaine – La Fontaine

La Fontaine é considerado o pai da fábula moderna. Como participante da corte francesa, ele criticava a sociedade por meio de suas fábulas. Escritas em linguagem simples e atraente, as fábulas de La Fontaine, publicadas pela primeira vez em 1668, conquistaram imediatamente os seus leitores. As fábulas continham histórias de animais, magistralmente contadas, contendo um fundo moral.




Assim, Mas Sem Ser Assim – Afonso Cruz
«O meu pai diz que passo muito tempo em casa, diz que devo comunicar com as pessoas, e eu, claro, obedeço porque o meu pai costuma dar bons conselhos e usa barba. Muito bem, disse-lhe eu, mas o que significa misantropo?»
Um brilhante conjunto de situações e de personagens do quotidiano com um acento de reflexão sobre a atualidade social - a Crise - de forma acessível e sensível aos mais jovens.





A Viúva e o Papagaio – Virginia Woolf
Obra recomendada pelas Metas Curriculares de Português para o 5º ano de escolaridade.
A surpreendente história de uma simpática viúva, uma herança choruda e um belo papagaio, contada por uma das maiores escritoras do século XX.



Marcas – Ana Saldanha

Marcas é um romance que gira à volta de quatro personagens principais: Vicente, o pai, divorciado; Gonçalo, o filho mais novo, que anda pelos 10 anos de idade; Maria, uma rapariga de 15 anos muitíssimo «moderna»; e um cão, que o filho Gonçalo encontrou na rua e o quer (e consegue) meter em casa contra a vontade do pai.
Sobre estes quatro pilares, Ana Saldanha constrói um romance que é um retrato completo de uma família neste início de século XXI: cada um para seu lado, falando invariavelmente em conversas que são na realidade solilóquios sem ligação uns com os outros. 



O Livro das Raparigas - Como Ser a Melhor em Tudo – Juliana Foster


            Um livro que garante horas de puro entretenimento, que encoraja as crianças e as adolescentes a desligarem a televisão e o computador e a fazerem algo divertido. São 104 actividades, tão variadas e divertidas, como por exemplo: Como viajar com só com uma mala, Como fazer uma pulseira de amizade, Como assobiar, Como ler a palma da mão, Como irritar pessoas num elevador, Como ser uma caçadora de autógrafos, Como manter um diário secreto, etc.


O Livro dos Rapazes - Como Ser o Melhor em Tudo – Guy MacDonald


Um livro que garante horas de puro entretenimento, que encoraja os mais novos a desligarem a televisão e o computador e a fazerem algo divertido.
São 104 actividades, tão variadas e divertidas, como, por exemplo: Como pilotar um helicóptero, Como rasgar uma lista telefónica ao meio, Como piar com as mãos, Como hipnotizar uma galinha, Como salvar o mundo, Como reconhecer uma bruxa, etc.

                                                                                         
Uma Ilha de Sonho – Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada


Neste livro, o mergulho histórico leva a Ana e o João à ilha da Madeira no tempo em que ali se estavam a instalar as primeiras famílias de colonos. João apaixonou-se por duas raparigas, Esmeralda e Grimanesa, e como não conseguiu decidir de qual delas gostava mais, declarou-se a ambas! Mas as trapalhadas em que se envolveram não foram apenas românticas. Houve intrigas, incêndios e a mais incrível caçada aos ratos que saltavam dos navios para roer as canas-de-açúcar acabadinhas de plantar.






Hugo e Eu e as Mangas de Marte – Richard Zimler


«Estamos no verão, e temos mangas maduras em todos os ramos da árvore nova. Têm a cor do sol nascente. A Mamã diz que são tão doces como as outras. É esse o efeito dos círculos, diz ela.» Um livro sobre um período muito delicado da nossa história, o da descolonização, e suas consequências, a partir dos olhos da infância.





As 7 Cores De Oníris – Rita Vilela

História de um mundo mágico... Em resposta à Guerra, uma cadeia montanhosa praticamente intransponível divide Oníris em sete partes, separando as sete raças humanas por cada um dos novos territórios. Reza a lenda que representantes das diferentes raças terão agora de se unir, ultrapassando as suas diferenças, para conseguir superar as provas de Deo - o deus criador - e recuperar a harmonia e a unidade do seu mundo. Bigo, Seara, Norma, Kanel e os gémeos Lyra e Aryl, nas suas aventuras, transportam-nos através de Oníris. 


Manuel Resiste à Tempestade – Margarida Fonseca Santos


O Manuel, que gosta tanto de ter sempre tudo bem arrumado, que gosta dos seus estudos bem preparados, que adora controlar todas as situações em que se encontra, vai ser surpreendido pelo mundo à sua volta.

Ser gozado pelos colegas? Já se habituou a isso, pois ninguém gosta de ter na turma um colega que sabe sempre toda a matéria e só tira boas notas. Contudo, a violência pode chegar a um outro nível, e o Manuel não sabe como agir...




 Uma Escola Muito à Frente – Margarida Fonseca Santos

Já imaginaste uma escola muito à frente, em que todas as tarefas são repartidas pelos professores, alunos e funcionários? E se tu e os teus colegas tivessem de ficar ao serviço do recreio, da papelaria, do bar? Ou até se dessem aulas aos alunos mais novos? Pois é isto que acontece na Escola Martim Moniz, isto e muito mais: uma chave mágica que a Mariana desencanta e que supostamente abre todas as portas, um exercício muito à frente sugerido pela professora de Português e que vai gerar a maior confusão; um beijo forçado durante um concerto dos Plátanos para causar ciúmes ao Manuel…




 O Mundo Misterioso de Guta – Filomena Gonçalves




Guta e a família mudam-se para uma nova casa no Parque das Nações. Cansada de mudanças e arrumações, resolve ir passear e ler para o pé do rio, onde, das águas surge um ser mágico, uma tágide, que a desafia a resolver um misterioso enigma. A nossa heroína inicia um caminho recheado de descobertas fantásticas que a levam a conhecer novos amigos.




A História De Uma Alma – Álvaro Magalhães

Um fim-de-semana arrepiante na Quinta das Almas.
Um caso de espiritismo e vários casos de amor que se cruzam com velhas lendas, sortilégios e maldições: o quarto gelado, o poço das almas, o livro maldito e a história da pobre alma que não encontra o caminho para o céu.

                                                                                       
                                                                                         Uma Escuridão Bonita – Ondjaki

Numa das muitas noites em que falta a luz em Luanda, dois adolescentes ensaiam o seu primeiro beijo, mas este primeiro beijo precisa de muitos ensaios, de muitos momentos de aproximação e afastamento, de certezas e de inseguranças... 

O ambiente ajuda e o pretexto surge: estão os dois na varanda da avó Dezanove, às escuras, à espera do cinema bu: um cinema que só acontece quando um carro passa com a velocidade e os faróis certos para projetar sombras/imagens nas paredes brancas das casas da rua escura. 





Felicidade – Kathryn Litllewood

A família de Rosemary Bliss tem um segredo. É o Livro de Receitas da Felicidade – um volume antigo, encadernado em pele, de receitas mágicas como Bolinhos de Canela Pedra de Sono e Gengibre Cantante.
Rose e os irmãos têm de manter o livro guardado enquanto os pais se ausentam da cidade, mas é nessa altura que aparece uma misteriosa estranha. A «tia» Lily anda de mota, usa lantejoulas roxas e cozinha pratos exóticos (e deliciosos) para o jantar. E não demora muito tempo até que as receitas aborrecidas e não mágicas se assemelhem à vida antes da tia Lily – sem graça.


Mentiras, Paixão e Tartes de Limão – Katy Cannon

 REGRA N.º 1 DO CLUBE DE PASTELARIA: TODA A GENTE TEM DE MENTIR.
Lottie: Quando o professor lhe sugere fazer parte do Clube de Pastelaria, para entrar na linha depois da morte do pai, a Lottie aceita. Ela é capaz de qualquer coisa para evitar que alguém descubra o que se passa em sua casa.
Mac: Visto pelos professores como um rebelde que só arranja problemas, o Mac aproveita a última oportunidade que lhe é dada para provar que ainda merece um lugar na escola: o Clube de Pastelaria. 


                                   O Rapaz no Cimo da Montanha – John Boyne

Pierrot é filho de mãe francesa e pai alemão. Quando fica órfão, com sete anos de idade, tem de ir viver com uma tia, numa casa nos Alpes Bávaros. 
Estamos em 1936 e a Segunda Guerra Mundial está na iminência de eclodir; e a casa no cimo da montanha, onde a tia trabalha e para onde Pierrot se muda, é nada mais nada menos que a Berghof, a casa-refúgio de Adolf Hitler.
Facilmente Pierrot se torna menos francês e mais alemão, deixando-se seduzir pelo poder da farda e pela força da mensagem nazi. Mas… a que custo? E se aconteceu a Pierrot, não poderia também acontecer a cada um de nós?


Diário de Uma Rapariga Desaparecida – Marsha Skrypuch

 Nadia chega ao Canadá após a II Guerra Mundial, depois de passar cinco anos num campo de deslocados. Começa então a ser assombrada por memórias perturbadoras e terríveis pesadelos. Quem é ela na verdade? Assaltam-na imagens de outra família, de uniformes nazis, de Hitler. Poderá acreditar no que os sonhos lhe dizem?




Confia em Mim – Lesley Pearse

As irmãs Dulcie e May têm uma vida perfeitamente normal em Inglaterra… até ao dia em que o pai, por acidente, mata a mãe. Quando ele é preso, as duas meninas ficam sozinhas no mundo.
É no orfanato que as irmãs percebem o verdadeiro significado da palavra crueldade. Mas a promessa de uma “vida melhor” na Austrália enche-lhes o coração de esperança… Infelizmente, a realidade reserva-lhes mais um duro golpe.

Sem comentários:

Enviar um comentário