sexta-feira, 20 de outubro de 2017



Já iniciou o concurso Caçadores de Livros, este ano com imagens alusivas à história a descobrir pelos alunos.
A primeira história foi Ali Babá e os Quarenta Ladrões.  
Resumo 
 Era uma vez um jovem chamado Ali Babá. Ele viajava pelo reino da Pérsia levando e trazendo notícias para o rei.
Numa das viagens, enquanto descansava, ouviu vozes. Subiu numa árvore e viu quarenta ladrões diante de uma enorme pedra. Um deles adiantou-se e gritou: ''Abre-te Sésamo!'' A enorme pedra moveu-se, mostrando a entrada de uma caverna, os ladrões entraram e a pedra fechou-se.
Quando os ladrões saíram, Ali Babá resolveu experimentar e gritou para a pedra: ''Abre-te Sésamo!'' A enorme pedra abriu-se e Ali Babá entrou na caverna. Viu um imenso tesouro, carregou o que pôde no seu cavalo e partiu direto em direção ao palácio para pedir a filha do sultão, por quem estava apaixonado há muito tempo, em casamento. Quando o sultão viu o dote, aceitou imediatamente.
Ali Babá ficou muito feliz e resolveu contar a todos que se ia casar. Mas para isso precisava comprar um palácio para a sua princesa. Voltou à pedra e disse: ''Abre-te Sésamo!''
Um dos ladrões estava escondido e viu Ali Babá sair da caverna carregado com o tesouro. O ladrão foi contar aos outros o que viu e decidiram apanhá-lo.
Com as joias, Ali Babá comprou um palácio para a sua amada e avisou todos que daria uma festa no dia do seu casamento. Os ladrões, sabendo da festa, enfiaram-se em tonéis de vinho vazios para atacar Ali Babá à meia-noite, quando este estivesse a dormir. A festa foi tão alegre que o vinho acabou. Ali Babá foi à adega verificar se havia mais e, sem querer, ouviu um sussurro: ''Já deu a meia-noite?'' perguntou um dos ladrões.
''Já, mas esperem até a festa acabar! Aí vamos apanhar aquele que roubou o nosso tesouro.''
Voltando à festa, Ali Babá disse: ''O vinho estragou-se e preciso de ajuda para o deitar fora.''
Alguns guardas ajudaram a levar os tonéis até um despenhadeiro. ''Vamos atirá-los lá para baixo'', disse Ali Babá.
Ao perceber que seriam atirados, os quarenta ladrões entregaram-se aos guardas. Com os ladrões presos, Ali Babá ficou com o tesouro. E a princesa e ele viveram felizes para sempre com a fortuna encontrada. 

                                                                                                                                   
A professora bibliotecária,,
Teresa Serrano

Sem comentários:

Enviar um comentário