quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

sexta-feira, 19 de janeiro de 2018


Borboleta que bebia o vento e o sol




   Nos dias 18 e 19 de janeiro todos os alunos do 1º ciclo do nosso agrupamento ouviram a história da Borboleta que bebia o vento e o sol, da Estremoz Editora, que lhes foi contada pelo autor do livro, Jorge Barroso. Os alunos perceberam um pouco sobre como é a doença Esclerose Lateral Amiotrófica, através de uma dança em que vão perdendo a capacidade de usar os vários músculos, e fizeram uma borboleta-coração em Origami. Parte dos lucros desta atividade, obtidos com a venda de livros, revertem para a APELA, Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.

 A professora bibliotecária,
       Teresa Serrano



quinta-feira, 18 de janeiro de 2018


Desenhar na biblioteca

Os alunos do 1º ciclo têm agora à sua disposição folhas grandes de papel cenário a cobrir uma mesa, onde podem fazes desenhos. 





Noutra mesa representámos um grande mapa-mundo, onde os alunos podem desenhar animais dos vários continentes e oceanos e escrever sobre eles, com ajuda da consulta de livros escolhidos para o efeito. 



A professora bibliotecária,
       Teresa Serrano
A borboleta que bebia o vento e o sol

A Estremoz Editora propôs à biblioteca deslocar-se ao nosso agrupamento para contar a história da borboleta que bebia o vento e o sol. Esta apresentação não tem custos para a escola e é uma atividade cujos lucros, obtidos com a venda de livros, revertem para os doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica. Nos dias 18 e 19 de janeiro todos os alunos do 1º ciclo do nosso agrupamento vão ter oportunidade de ouvir esta história, aprender um pouco sobre esta doença e colaborar nesta causa meritória. 

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018


Manuel Cargaleiro, uma vida dedicada  

à arte da olaria


" É um desenhador e pintor conceituado, mas foi a forma como trabalhou a cerâmica que lançaram  seu nome no mundo artístico. Manuel Cargaleiro é reconhecido dentro e fora do país continuando empenhando em projetos numa altura em que chegou aos 90 anos."


 http://ensina.rtp.pt/artigo/manuel-cargaleiro-uma-vida-dedicada-a-arte-da-