sexta-feira, 20 de outubro de 2017



3º ano - Literacia da Leitura  




     




    Os alunos do 3º ano ouviram e exploraram o conto O fato novo do Sultão, na versão recolhida por Guerra Junqueiro e que faz parte das Metas Curriculares de Português. De seguida, fizemos o reconto da história. 

A professora bibliotecária,
Teresa Serrano





Já iniciou o concurso Caçadores de Livros, este ano com imagens alusivas à história a descobrir pelos alunos.
A primeira história foi Ali Babá e os Quarenta Ladrões.  
Resumo 
 Era uma vez um jovem chamado Ali Babá. Ele viajava pelo reino da Pérsia levando e trazendo notícias para o rei.
Numa das viagens, enquanto descansava, ouviu vozes. Subiu numa árvore e viu quarenta ladrões diante de uma enorme pedra. Um deles adiantou-se e gritou: ''Abre-te Sésamo!'' A enorme pedra moveu-se, mostrando a entrada de uma caverna, os ladrões entraram e a pedra fechou-se.
Quando os ladrões saíram, Ali Babá resolveu experimentar e gritou para a pedra: ''Abre-te Sésamo!'' A enorme pedra abriu-se e Ali Babá entrou na caverna. Viu um imenso tesouro, carregou o que pôde no seu cavalo e partiu direto em direção ao palácio para pedir a filha do sultão, por quem estava apaixonado há muito tempo, em casamento. Quando o sultão viu o dote, aceitou imediatamente.
Ali Babá ficou muito feliz e resolveu contar a todos que se ia casar. Mas para isso precisava comprar um palácio para a sua princesa. Voltou à pedra e disse: ''Abre-te Sésamo!''
Um dos ladrões estava escondido e viu Ali Babá sair da caverna carregado com o tesouro. O ladrão foi contar aos outros o que viu e decidiram apanhá-lo.
Com as joias, Ali Babá comprou um palácio para a sua amada e avisou todos que daria uma festa no dia do seu casamento. Os ladrões, sabendo da festa, enfiaram-se em tonéis de vinho vazios para atacar Ali Babá à meia-noite, quando este estivesse a dormir. A festa foi tão alegre que o vinho acabou. Ali Babá foi à adega verificar se havia mais e, sem querer, ouviu um sussurro: ''Já deu a meia-noite?'' perguntou um dos ladrões.
''Já, mas esperem até a festa acabar! Aí vamos apanhar aquele que roubou o nosso tesouro.''
Voltando à festa, Ali Babá disse: ''O vinho estragou-se e preciso de ajuda para o deitar fora.''
Alguns guardas ajudaram a levar os tonéis até um despenhadeiro. ''Vamos atirá-los lá para baixo'', disse Ali Babá.
Ao perceber que seriam atirados, os quarenta ladrões entregaram-se aos guardas. Com os ladrões presos, Ali Babá ficou com o tesouro. E a princesa e ele viveram felizes para sempre com a fortuna encontrada. 

                                                                                                                                   
A professora bibliotecária,,
Teresa Serrano

quinta-feira, 12 de outubro de 2017


JANKENPON

No âmbito do protocolo LiteraturaBD, entre a Rede de Bibliotecas Escolares e o jornal Jankenpon, a biblioteca escolar vai começar a receber este jornal de banda desenhada feito por autores portugueses.


O jornal Jankenpon oferece uma assinatura grátis a todos os alunos da escola. Os alunos que quiserem receber este jornal só têm que se inscrever. Os jornais veem para a biblioteca e são depois distribuídos pelos alunos.

Sai um jornal novo de dois em dois meses, que os alunos inscritos recebem até ao final do ano letivo (para o ano podem renovar a assinatura).

Para receberem a sua assinatura grátis, os alunos inscrevem-se na biblioteca através do formulário online disponível aqui: https://goo.gl/forms/VJ98X6Gvr2JG12lB2


sexta-feira, 6 de outubro de 2017


 Este ano vamos continuar a desenvolver as nossas atividades plurianuais, bem como a receber atividades dinamizadas pelos docentes, algumas das quais já aconteceram:



·       As turmas de 1º ano e de 5ºs anos vieram conhecer o espaço da biblioteca e as suas regras de funcionamento, bem como ouvir histórias e explorar os documentos da coleção. O 1º ano ouviu a história É tão injusto!, sobre um gato maroto que acha muito injustas as consequências dos seus disparates. 



·         As turmas de 5º ano têm vindo à biblioteca com as suas professoras de Português, para realizarem pesquisas em dicionários e enciclopédias.

·         As turmas do 3º ciclo também já se deslocaram à biblioteca com as suas professoras de Português, neste caso para escolherem e distribuírem os livros da biblioteca de turma. 




·         Os alunos da Unidade de Ensino Estruturado continuam a desenvolver o projeto Todos a Ler, que se iniciou no ano letivo 2015-16. Os alunos do primeiro grupo vão este ano trabalhar alguns textos de livros das Metas Curriculares de Português, explorando a leitura, a escrita e a pesquisa de informação. Os alunos do segundo grupo vão continuar a trabalhar histórias variadas, explorando-as através de materiais visuais e sensoriais. Este grupo ouviu, na passada terça-feira, a história A surpresa de Handa.


https://drive.google.com/file/d/0B0jdW7dAiB6rdFd1VjBkZWoyM1E/view?usp=sharing
·      As turmas de 4º ano da nossa escola já começaram a deslocar-se à biblioteca escolar uma vez por semana, para desenvolverem trabalho na área da Literacia da Informação, aprendendo a pesquisar, selecionar e utilizar informação em vários suportes, a realizar trabalhos em suporte digital e a apresenta-los ao grupo/turma. Esta atividade insere-se na aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, e desenvolve-se dentro do projeto Ler+Mar.



 A professora bibliotecária;
Teresa Serrano