sexta-feira, 6 de outubro de 2017


 Este ano vamos continuar a desenvolver as nossas atividades plurianuais, bem como a receber atividades dinamizadas pelos docentes, algumas das quais já aconteceram:



·       As turmas de 1º ano e de 5ºs anos vieram conhecer o espaço da biblioteca e as suas regras de funcionamento, bem como ouvir histórias e explorar os documentos da coleção. O 1º ano ouviu a história É tão injusto!, sobre um gato maroto que acha muito injustas as consequências dos seus disparates. 



·         As turmas de 5º ano têm vindo à biblioteca com as suas professoras de Português, para realizarem pesquisas em dicionários e enciclopédias.

·         As turmas do 3º ciclo também já se deslocaram à biblioteca com as suas professoras de Português, neste caso para escolherem e distribuírem os livros da biblioteca de turma. 




·         Os alunos da Unidade de Ensino Estruturado continuam a desenvolver o projeto Todos a Ler, que se iniciou no ano letivo 2015-16. Os alunos do primeiro grupo vão este ano trabalhar alguns textos de livros das Metas Curriculares de Português, explorando a leitura, a escrita e a pesquisa de informação. Os alunos do segundo grupo vão continuar a trabalhar histórias variadas, explorando-as através de materiais visuais e sensoriais. Este grupo ouviu, na passada terça-feira, a história A surpresa de Handa.


https://drive.google.com/file/d/0B0jdW7dAiB6rdFd1VjBkZWoyM1E/view?usp=sharing
·      As turmas de 4º ano da nossa escola já começaram a deslocar-se à biblioteca escolar uma vez por semana, para desenvolverem trabalho na área da Literacia da Informação, aprendendo a pesquisar, selecionar e utilizar informação em vários suportes, a realizar trabalhos em suporte digital e a apresenta-los ao grupo/turma. Esta atividade insere-se na aplicação do Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, e desenvolve-se dentro do projeto Ler+Mar.



 A professora bibliotecária;
Teresa Serrano




Sem comentários:

Enviar um comentário